quarta-feira, 16 de outubro de 2013

                                                ECONOMIA DA REGIÃO SUL

 A região sul é a segunda mais importante do país, apresentando aproximadamente 16% do PIB do país. Até a década de 1970 a economia da região sul era predominantemente agrária, a partir desta data a região passou a ser industrializada.
Ao mesmo tempo o setor agropecuário modernizou - se e aumentou a sua produtividade. Na região sul existem grandes empresas de setor alimentício do país.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

                                                                   REGIÃO SUL


A região Sul do país é a menor região entre as cinco regiões do Brasil e possui uma população com aproximadamente 25.789.083 habitantes. É formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupam uma área de aproximadamente 576.000 km. As capitais brasileiras da região sul são Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.
 
Os estados pertencentes ao Sul estão bem colocados quando se verifica os indicadores de saúde, taxa de mortalidade, qualidade de vida e educação. Muito influente na economia do país, a região sofreu influências dos imigrantes vindos da Itália e Alemanha e possui IDH e PIB bastante satisfatórios. Seus estados fazem fronteira com Uruguai, Argentina, Paraguai, Região Centro-Oeste e Região Sudeste.

Paraná
O Paraná pertencia à capitania de São Vicente e recebia europeus no século XVI que buscavam madeiras para vender. No século XVII, começou a colonização no estado e foi fundada a Vila de Paranaguá. Já sua capital, Curitiba, recebeu a denominação de vila em 1693. Os portugueses só passaram a frequentar a região paranaense após a descoberta de ouro e posteriormente o início da criação de bovinos.

O nome Paraná
é de origem guarani e significa rio caudaloso. Foi desmembrado da Província de São Paulo em 1853, e atualmente, conta com 399 municípios. O principal conflito que recebeu sua participação foi a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Recebeu imigrantes europeus vindos de países como Polônia, Itália e Alemanha. Inicialmente, sua economia era baseada na madeira, erva-mate e café, mas atualmente possui um parque industrial bem diversificado. Suas principais cidades são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.

Santa Catarina

A história de Santa Catarina teve início ainda no ano de 1515, quando uma expedição passou por suas terras. Nessa época, a água entre a Ilha e o Continente recebeu o nome de baía dos perdidos. A partir de 1529, a Ilha passou a receber o nome de Santa Catarina, mas essa história possui muitas vertentes. Somente a partir de 1829 é que chegaram os primeiros imigrantes europeus.
 
A ilha, onde atualmente está Florianópolis, começou a ser ocupada em 1637 por Francisco Dias Velho e recebeu o nome de povoado Nossa Senhora do Desterro. O estado teve uma importante participação na Revolução Farroupilha e na Guerra do Contestado. Suas principais cidades são: Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul e São José.

Rio Grande do Sul
A região onde se encontra atualmente o Rio Grande do Sul era onde viviam os índios guaranis e tapes. Primeiramente, a região recebeu o nome de Rio Grande de São Pedro e era visitado apenas de aventureiros. As terras começaram a ser povoadas a partir do século XVII com as missões implantadas pelos jesuítas. Eles foram expulsos pelos bandeirantes em 1641.

Em 1682, os jesuítas voltaram para a região e fundaram a cidade de São Francisco da Borja, que passou a se chamar São Borja. A capital do estado, Porto Alegre só começou a ser ocupada a partir do século XVIII. Nessa época, as fazendas da região já investiam em gados e na produção de charque. Um marco da história gaúcha foi a participação na Revolução Farroupilha, que durou 10 anos. Essa revolta buscava melhorias sociais, econômicas e políticas para esse estado e tinha como estopim a venda de charque para outras províncias.
 
                                                           RELEVO E CLIMA

Relevo
O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional.

Planalto Meridional:
Abrange grande parte da região com o solo recoberto por arenito e basalto.
Planalto Atlântico:
Esse tipo de planalto pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina e Paraná e também recebe o nome de cristalino.

Clima
Os três
estados brasileiros pertencentes à Região Sul possuem as cidades turísticas mais frias do Brasil. O clima da região é subtropical, com incidência de geadas, podendo, em casos extremos, nevar em algumas cidades. Os ventos que atingem essas localidades costumam interferir no clima. Quando ocorrem durante o verão, recebem o nome de ventos alísios e vem do sudeste; já no inverno, os ventos recebem o nome de minuano ou pampeiro e surgem de massas de ar do Polo Sul.
clima-da-regiao-sul.jpg
Localizada abaixo do trópico de Capricórnio, a região pertence a uma zona temperada com uma temperatura média entre 14º e 22ºC anualmente. Nas localidades com clima mais tranquilo, a vegetação predominante são as florestas de araucárias, mas também se encontram pradarias e campos naturais, conhecidos como pampas. O clima m
ais frio da região é apontado como um dos motivos para o grande número de imigrantes que foram para lá.



                                              VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA

Vegetação
As florestas da região sul podem ser divididas em: Floresta Atlântica, Floresta de Araucárias e a Floresta da Bacia do Paraná-Uruguai. A Floresta Atlântica pode ser avistada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já as Florestas de Araucárias podem ser encontradas no interior dos estados e são exploradas pelos madeireiros
. A Floresta do Uruguai se encontra próxima ao Rio Paraná.
Araucárias: Muito comum no Planalto Meridional, esse tipo de vegetação se tornou escassa com o grande uso da terra para extrativismo e agropecuária. A vegetação é aciculifoliada com madeira do tipo que é usada nas fábricas de papel e papelão. São encontradas principalmente na região sul com pouca incidência de flores
nessa localidade. Desse tipo de mata pode-se extrair pinheiro-do-paraná, usado em marcenaria e a erva-mate para fazer o chimarrão.
Pradarias: Por se tratar de uma vegetação com clima subtropical, recebe influências da massa polar atlântica. Localizado na região dos Pampas onde se encontram criações bovinas e utilização da agricultura. São divididas entre altas, mistas e médias.


Hidrografia


Quando o assunto é a hidrografia, a região sul é banhada pelas bacias hidrográficas do Uruguai, do Paraná e do Atlântico Sul. Os rios que mais se destacam são os rios Jacuí (RS), Itajaí (SC), Iguaçu (PR), Paraná (onde foi construída a hidrelétrica de Itaipu) e o rio Uruguai (RS). São muito utilizados para irrigar terras para agricultura, gerar energia, abastecer as cidades e para navegação.

                                                        REGIÃO SUL: IMIGRAÇÃO

No inicio do séc. XIX : para garantir o povoamento da Região Sul, os europeus estimularam a migração de povos, sobretudo, portuguese para a região.
Eles ocuparam áreas de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sule passaram a realizar atividade de subsistência em pequenas áreas.
Outros grupos de imigrantes passaram a atuar na região, inicialmente os alemães e depois os italianos.
Além das políticas de incentivo as imigrações, as guerras e conflitos nesses países estimularam a vinda de muitas famílias.

                                                                 POPULAÇÃO

A Região Sul possui elevada taxa de urbanização, aproximadamente 85%, sendo que a população total é de 27 milhões de habitantes.
A participação da população da Região Sul no total da população brasileira vem diminuindo nos últimos anos. Em 1990 era de 17,7% e em 2010 já apresentava índice de 14,4%.

                                                         INDICADORES SOCIAIS

Os estados da Região Sul apresentam os melhores indicadores do país, com elevado IDH, baixa mortalidade e baixo analfabetismo. Porém, isso não quer dizer que os estados do Sul não exista desigualdade social.